Notebooks com Windows 11
Início > Blog > Microsoft lista processadores compatíveis com o Windows 11

Microsoft lista processadores compatíveis com o Windows 11

30 Junho 2021

A apresentação do Windows 11 da última quinta-feira (28) trouxe várias novidades para o sistema operacional, mas a Microsoft não foi totalmente clara sobre os requisitos mínimos do sistema. Questões começaram a surgir com o tal chip TPM 2.0, cuja exigência foi explicada na semana passada. Agora, há mais um problema: processadores lançados antes de 2017 não devem ser compatíveis com o Windows 11.

Mesmo com o chip de criptografia presente e devidamente habilitado, alguns usuários continuaram com o alerta de incompatibilidade com o Windows 11 no programa "Verificação de integridade do PC". O problema, porém, não estaria mais no componente de proteção, mas sim no processador, segundo publicações de funcionários da companhia.

Processadores compatíveis com o Windows 11

Conforme essas publicações, nem todos os processadores são compatíveis com o W11. Horas após o anúncio do sistema, a Microsoft a oficializou o suporte limitado com uma a adição da seção em seu portal de suporte: processadores Intel anteriores à 8ª geração (Coffee Lake) e AMD da 2ª geração Ryzen ou mais antigos, portanto, não são compatíveis com o novo SO.

Confira a lista de compatibilidade do Windows 11 para processadores de cada uma das fabricantes no site oficial da MS:

  • Processadores AMD com suporte do Windows 11
  • Processadores Intel com suporte do Windows 11
  • A seleção é composta por uma grande variedade de processadores, incluindo modelos com desempenho bem reduzido (como os Intel Celeron ou AMD Athlon). A régua da Microsoft, no entanto, delimita que CPUs mais antigas não serão compatíveis com o Windows 11. Não se sabe quais são as limitações enfrentadas pelos processadores, mas é fato que eles são capazes de executar o sistema operacional, uma vez que a prévia não é limitada aos chips listados.

    Fim de suporte precoce

    O recorte de processadores retira, inclusive, vários produtos da Microsoft da jogada. O Surface Studio 2, um “tudo em um” lançado em 2018, não será compatível com o Windows 11 por carregar um CPU Intel de sétima geração.

    A estratégia da Microsoft contrasta com a decisão da Apple de preservar o suporte de aparelhos bem antigos, como o Mac Pro lançados em 2013 e os Mac Mini de 2014. Além disso, também vai contra uma das maiores vantagens do Windows: a acessibilidade.

    Mesmo com a atualização gratuita, usuários não poderão sair do Windows 10 sem comprar uma nova máquina. No Brasil, a situação é ainda mais delicada, visto que lojas do varejo costumam não destacar qual modelo de processador equipa o computador, mas sim o seu modelo na hierarquia da linha. É fácil encontrar ofertas de "notebook com i7 e 8 GB de RAM", sem qualquer detalhe complementar, por exemplo — e essa característica pode pegar muitos consumidores de surpresa.

    Prévia do Windows 11 não é limitada

    Curiosamente, a versão de testes do Windows 11 não terá rédea tão curta quanto aos requisitos mínimos neste primeiro momento. O acesso antecipado terá uma porta de entrada mais acessível para os usuários interessados, mas a Microsoft alerta podem existir problemas que "não serão resolvidos" quando a compilação estável for estrear.

    Essa condição especial para a versão de testes levanta o questionamento: por que a Microsoft impôs essa lista de compatibilidade tão restrita? Sabe-se que performance não é necessariamente o problema, visto que um Intel Core i7 de 7700K é infinitamente superior aos Celeron suportados, por exemplo, então desempenho puro não seria o problema.

    A gigante ainda não se posicionou sobre quais parâmetros utilizou para montá-la. Há a possibilidade dela ter mencionado somente CPUs testadas até o momento e, por isso, pode ainda estar incompleta. Por outro lado, pode existir um componente em comum nesses modelos mais recentes que nenhum processador antigo tenha suporte.

    Se a lista for composta somente pelos processadores manualmente avaliados, então há esperanças de que mais modelos podem ser adicionados ao suporte oficial.

    No dia de anúncio, a Microsoft comentou que o lançamento do Windows 11 é esperado para o início de 2022. Entretanto, pistas encontradas em capturas de tela sugerem que o sistema pode ser lançado logo em outubro deste ano. O SO já pode ser experimentado de forma oficial através do programa Windows Insider.

    Para Locação de Equipamentos Clique aqui

    https://canaltech.com.br/windows/microsoft-lista-processadores-compative...

">